quarta-feira, janeiro 31, 2007

Disciplina: Estado e Sociedade Civil no capitalismo contemporâneo

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA
DEPARTAMENTO DE CIENCIAS SOCIAIS
COORDENAÇÃO DE SOCIOLOGIA
PROF. ITAMAR NUNES DA SILVA
DISCIPLINA:ESTADO E SOCIEDADE CIVIL NO CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO
CARGA HORARIA: 60 HORAS
ccs@cchla.ufpb.br

1. EMENTA
Natureza, modos de funcionamento e expansão do Estado; formas de relacionamento com a sociedade civil; tensão entre capitalismo e democracia; novas formas de mediação entre Estado e sociedade: gênese, desenvolvimento e crise do welfare state.

2. OBJETIVOS

Refletir acerca do papel do Estado e da Sociedade no processo de construção do welfare state.
Possibilitar estudos sobre o processo de ampliação do Estado encarado enquanto instrumento de intervenção na sociedade.
Refletir acerca do processo ampliação e organização da sociedade civil e da democratização como instrumento de consolidação da participação social.
Compreender a especificidade do processo de democratização brasileira, nos anos recentes, seus avanços e limites, analisando-os à luz de teóricas explicativas da democracia contemporânea.
Refletir acerca do papel da sociedade civil e do Estado no processo de construção da democracia brasileira.
3. CONTEUDO PROGRAMATICO
. Origem e desenvolvimento do Welfare state - avanços e limites
· O Keynesianismo e o Estado do Bem Estar Social
. Democracia: das concepções hegemônicas às não-hegemônicas.
· Democracia no Brasil: Desenvolvimento tardio e instituições políticas. Desenvolvimento, transformações sociais, 1980-2000. A sociedade civil brasileira nos anos 80 – o contexto da redemocratização. O Sistema Partidário brasileiro. Interpretações e debates. Eleições e Transição. Constituinte e Debate Institucional. A Constituição e o novo modelo político brasileiro. A Dinâmica do sistema partidário pós 1989. O processo eleitoral. A Dinâmica do sistema partidário pós 1989. As relações entre os poderes. A cidadania no Brasil. Perspectivas.
4. AVALIAÇÃO
· As sessões semanais da disciplina serão divididas em aulas expositivas, seminários de leitura e temático. A bibliografia dos seminários é de leitura obrigatória. Cada estudante deverá entregar uma resenha referente ao capítulo do livro selecionado para o seminário. Não serão aceitas resenhas fora de prazo. A nota para resenha não entregue é, obviamente, zero. Cada aluno deverá escolher um dos seminários temáticos do curso. O objetivo fundamental é o de abrir possibilidades de escolha e aprofundamento ao longo do curso. Cada aluno deverá apresentar um trabalho de aproveitamento do seminário temático a ser entregue no final do curso. Serão aceitos trabalhos em grupo. Os grupos terão no máximo quatro estudantes. Não serão aceitas exceções a esta regra.
5. BIBLIOGRAFIA
1. ABRANCHES, S. H. H. de. Presidencialismo de coalizão: o dilema institucional brasileiro. Dados, Rio de Janeiro, v. 31, n. 1, p. 5-34, 1988.
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4. AVRITZER, L. ANASTACIA. F. Reforma Política no Brasil. 2006
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6. AVRITZER, L. Moralidade da Democracia: uma Interpretação Habermasiana.
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14. FICO C. Além do Golpe. Rio de Janeiro: Record, 2004.
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